quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

POWER RANGERS NO ESPAÇO E O EVANGELHO



Decidi assistir novamente Power Rangers no Espaço. E de fato, a última temporada da era Zordon é uma das melhores. Tem todos os vilões anteriores reunidos, tem os Psyco Rangers, tem as Tartarugas Ninja, tem certas semelhanças com Star Wars etc.
Mas o mais curioso é que no episódio final é possível traçar paralelos com o Evangelho. Se você for assistir eu deixo aqui um alerta de spoiler, pois falarei sobre a conclusão da série e tentarei resumi-la. .
Tudo começa a partir do final da temporada anterior (Turbo) quando a base antiga dos Rangers na Terra é destruída pela pirata espacial Diva Tox e o Zordon é raptado para ter seus poderes drenados pelo Espectro Negro. Os Rangers então se dirigem para o espaço com a ajuda da agência espacial Nasada (Clara referência a Nasa) e encontram um Ranger espacial vermelho, o Andros. Este, infiltrado entre os vilões no planeta Simariano descobre tudo o que estava acontecendo e que Astronema, a nova vilã fazia o trabalho do Espectro Negro.
Astronema na verdade era Karone, a irmã de Andrews que havia sido raptada quando criança sendo treinada e ensinada que os Rangers haviam destruído sua família.
Depois que Andrews descobre isso e consegue convencer Astronema, ela passa para o lado dos Rangers. Porém, é raptada pelo vilão Ecliptor tendo um biochip implantado que apaga sua memória e ela volta a ser Astronema. Todavia, nessa "segunda fase" ela retorna com o desejo de destruir o Espectro Negro e dominar o Universo sozinha.
O clímax de tudo isso é nos episódios finais, onde a tal grande batalha começa e o Espectro Negro convoca todas as suas forças para dominar o Universo.  Vemos então vemos todos os vilões das temporadas antigas e da então atual: A feiticeira espacial Rita Repulsa com seu esposo Lord Zedd, a pirata Diva Tox, os robôs do Império das Máquinas etc. Cada grupo atacando um planeta diferente. Até que várias naves invadem a terra e os Rangers se dirigem para lá (ou seria para cá? rs).
Depois da destruição do Espectro Negro, Zordon conversa com Astronema tentando convencê-la de desistir do mal agora que o Espectro Negro havia sido destruído. O que causa um certo bug no biochip mas aparentemente não há nenhuma mudança nela.
Andros acha que pode convencê-la e se infiltra em sua nave enquanto os Rangers até então escondidos se revelam na Terra pois Astronema ameaçara destruir o planeta caso eles não se revelassem.
Na nave, ele encontra Zordon que diz que a única solução é mata-lo para que a energia dele salve o Universo. Andrews não consegue e é encontrado por Astronema começando uma batalha onde ela aparentemente termina morta.
Andros então é convencido de que a única forma é destruir a cápsula onde Zordon está e cumpre a ordem de matar Zordon. Assim, a energia emitida se espalha pelo Universo destruindo alguns vilões e transformando outros em humanos.
Astronema sobrevive como Karone e se une aos Rangers.
Zordon se oferece voluntariamente para morrer em prol do Universo. Cristo se ofereceu voluntariamente para morrer em prol da humanidade. A morte de Zordon trouxe de volta o equilíbrio no Universo. A morte de Cristo traz salvação para quem crê e este aguarda Novos Céus e Nova Terra onde haverá o perfeito equilíbrio com ausência total de sofrimento. A morte de Zordon destruiu alguns monstros e transformou outros em humanos. Vemos aqui dois caminhos: Salvação e condenação. O salário do pecado é a morte mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna. Como a morte de Zordon transformou monstros em humanos, a morte de Cristo permite que pecadores sejam transformados em filhos de Deus.
Mas a todos quanto o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus.
Na temporada seguinte (Galáxia Perdida), a antiga Astronema agora restaurada a Karone vira uma Power Ranger. Que assim como Astronema passou de vilã a heroína possamos de pecadores nos tornar cada vez mais semelhantes a Cristo e não mais estar em trevas mas andar na luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário