quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

BIBLIA, CIÊNCIA, ADÃO E EVA


                   Imagem relacionada


Crer na historicidade de Adão e Eva devido a sua importância teológica não implica necessariamente em ser fixista ou acreditar em uma idade jovem para a Terra e o Universo. 
                Usar a expressão "cada ser segundo a sua espécie" para defender o fixismo não faz sentido assim como usar Levítico para dizer que o morcego é uma ave. Isso é uma questão de linguagem. Não faz sentido exigir da Bíblia linguagem científica moderna. Já vi alguns irmãos chegarem ao extremo de dizer que dinossauros não existiram porque não existe a palavra dinossauro na Bíblia. Ora, como o texto sagrado iria utilizar tal palavra que só foi criada por volta de 1841 por Richard Owen?
                Voltando a Adão e Eva, creio que a teoria teológica mais plausível seja o criacionismo progressivo que considera que, na história do Universo, o Criador utilizou tanto a criação especial quanto conduziu a evolução e que os dias de Gênesis na verdade foram longos períodos de tempo.
                Teologicamente falando, o mais importante dos primeiros capítulos de Gênesis é revelar Deus como Criador não explicar detalhadamente todos os eventos ocorridos em tal processo. Cientificamente falando, não posso considerar tal visão como científica pois trata do que está além daquilo que a ciência pode verificar estando mais ligada a Filosofia e a Teologia. A ciência não pode dizer nem que Deus existe nem que Deus não existe. Este assunto está nas áreas já citadas anteriormente. 
                Na minha opinião pessoal, a existência de Deus é a verdade mais óbvia e necessária. Se não me falha a memória foi Lutero quem, de forma brilhante, disse que não há conflito real entre ciência e teologia pois ambas atuam em campos diferentes. Penso que é por aí. Como gosto tanto de teologia quanto de ciência, aprendo com ambas as partes tendo o cuidado de não ferir nenhum ponto fundamental da fé cristã nem rejeitar a ciência.
Meu pressuposto nesta questão é que toda verdade é verdade de Deus, seja ela conhecida por meio da revelação bíblica ou por meio do método científico.

Obs: A expressão "Toda verdade é verdade de Deus" não é originalmente minha. Aprendi com Agostinho de Hipona.

3 comentários:

  1. Muitos querem disqualificar qualquer coisa não citada pela bíblia, mas não consideram o que está escrito em Gênesis 5,1a: "Este é o livro da posteridade de Adão."
    Lembrando que biblicamente posteridade não são todos os descendentes, mais uma linhagem especial. Assim, o antigo testamento tratam desta linhagem e do que influencia esta.
    Outro ponto citado é a questão da idade da Terra. Onde Muitos tentam calcular com base nas idades desta linhagem a partir de Adão, mas desconsideram quê a idade de Adão começou a ser contada a partir da queda, pois antes, dentro do jardim que era o ambiente celestial, ele estava na eternidade, seu tempo não era contado e sabe-se lá quanto tempo se passou na Terra, que aliás Gênesis 1,1 mostra que foi criada antes, mas não dá nenhuma pista de quanto tempo antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, mesmo em uma genealogia podem haver omissões. O assunto principal da Bíblia é Jesus. João disse que Jesus realizou muitas outras coisas. Isto é, nem tudo o que Cristo fez foi registrado. Se nem sobre Jesus Cristo que é o tema principal das Escrituras é registrado tudo quem dirá sobre detalhes referentes à origem da Terra e da humanidade.

      Excluir
    2. Além da questão de Adão estar dentro do Jardim, o próprio texto dá a entender que os dias da Semana Magna não duraram 24 horas. Quando você compara os dois relatos da criação, nota uma aparente inconsistência no que diz respeito a criação do homem pois no dia 6 é revelada a criação de animais e de humanos e diz que "macho e fêmea os criou". Uma leitura rápida parece indicar algo instantâneo. Mas quando lemos o segundo relato, vemos que Deus cria o homem, o coloca no Jardim e dá a ele a tarefa de nomear os animais. Depois disso, o coloca em um sono profundo e de uma de suas costelas cria a mulher. Isso não seria muita coisa para acontecer em um dia de 24 horas?
      Sabendo que a palavra traduzida como "dia" pode indicar um período indefinido de tempo e que Deus é atemporal, os dias da criação não são necessariamente dias humanos de 24 horas mas apenas períodos separados de tempo de duração indefinida que fazem parte de uma sequência.

      Excluir