sábado, 21 de julho de 2018

Espelhos de Cristo (Extraído de Cristianismo Puro e Simples)

                      Resultado de imagem para cristianismo puro e simples 



              

Talvez digam: "Nunca senti a presença invisível de Cristo a meu lado me ajudando, mas várias vezes fui ajudado por outros se­res humanos." Mal comparando, é como a mulher que, na Primeira Guerra, disse que não se importava com uma possível carestia de pão, pois em sua casa só comiam tor­radas. Se não houver pão, não haverá torrada. Da mesma forma, sem a ajuda de Cristo, os outros seres humanos também não vão nos ajudar. Ele opera em nós de diver­sas maneiras: não apenas dentro dos limites do que cha­mamos de "vida religiosa", mas também por meio da na­tureza, do nosso próprio corpo, dos livros, às vezes inclu­sive mediante experiências que poderiam ser vistas (na hora em que ocorreram) como anticristãs. Quando um jovem que frequenta a igreja de forma rotineira se dá conta de que realmente não acredita no cristianismo e pára de frequentá-la - pressupondo que se trate de uma atitude honesta e sincera, e não de algo que ele faz só para aborrecer os pais -, o Espírito de Cristo está mais próxi­mo dele do que jamais esteve antes - pressupondo que tomou essa atitude de coração, e não para incomodar os seus pais. Porém, acima de tudo, Cristo opera em nós através dos outros seres humanos, e neles através de nós.
Os seres humanos são espelhos ou "portadores" de Cristo para os outros seres humanos. Às vezes, portadores inconscientes. A "boa infecção" pode ser transmiti­da até mesmo pelos que não foram infectados. Certas pessoas que não eram cristãs me ajudaram a abraçar o cristianismo. Em geral, porém, são os que conhecem o Cristo que o levam às outras pessoas. Esse é o motivo pelo qual a Igreja é tão importante - o corpo inteiro dos cristãos, que revelam o Cristo uns aos outros. Pode-se dizer que, quando dois fiéis juntos seguem Jesus Cristo, o cristianismo não se fortalece apenas em dobro, com­parado ao tempo em que os dois o seguiam separados, mas sim dezesseis vezes.
Não se esqueça de uma coisa: é natural que uma criança de colo, a princípio, beba o leite do seio mater­no sem saber que quem lhe dá o leite é sua mãe. É igual­mente natural que vejamos o homem que nos ajuda sem perceber o Cristo por trás dele. Porém, não devemos permanecer bebês para sempre. Temos de crescer e re­conhecer o verdadeiro Doador. Seria loucura não fazer isso, pois, nesse caso, tudo o que nos restaria seria con­fiar apenas em seres humanos como nós, o que nos le­varia à decepção. Os melhores entre eles cometem er­ros, e todos estão fadados à morte. Devemos ser gratos a todas as pessoas que nos ajudaram, devemos honrá-las e amá-las. Mas nunca, nunca deposite toda a sua fé num ser humano, mesmo que seja a melhor e a mais sá­bia pessoa do mundo. Existe uma porção de coisas interessantes que você pode fazer com areia; mas não vá construir uma casa sobre ela.

terça-feira, 20 de março de 2018

OS DIREITOS HUMANOS E O CRISTIANISMO

Ao vermos comentários desumanos de ditos "crentes" no que diz respeito a Síria e as mortes de Stephen Hawking e Marielle Franco lembro que na verdade o evangelho nos torna mais humanos. E ainda sobre isso porém pendendo para outra aspecto da questão, os direitos humanos também possuem conexão direta com a Bíblia. O teólogo Victor Fontana publicou um ótimo vídeo sobre o assunto. Confira e reflita:


quarta-feira, 14 de março de 2018

SOBRE A SÍRIA


Gostaria de destacar duas coisas sobre o triste momento na Síria. Uma são as imagens compartilhadas, que na maioria dos casos são falsas.
Veja aqui:
http://blogs.oglobo.globo.com/eissomesmo/post/verdades-e-mentiras-das-imagens-compartilhadas-nas-redes-sobre-guerra-na-siria.html

Todavia, isso não significa que não devemos nos compadecer com o que está ocorrendo.
A outra é que lamentavelmente muitos cristãos tem divulgado a ideia de que se trata do cumprimento de uma profecia bíblica. Deixo aqui o vídeo do canal Dois Dedos de Teologia sobre o assunto:

                            

Geralmente pessoas que fazem tais alardes se identificam em certo sentido com o dispensacionalismo. Minha tendência é dispensacionalista, mas concordo com o Yago Martins e outros neste aspecto.

"Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram."
Romanos 12:15







segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

TUDO IGUAL

Esse o tipo de postagem para o dia 31 de dezembro ou 1 de Janeiro mas como ainda estamos no dia 08 de Janeiro está válido. Trata-se de uma canção do cantor Paulo Cesar Baruk sobre Ano Novo que eu acho tanto a letra quanto o clipe bem interessantes. Na verdade, a letra fala sobre algo óbvio mas que é sempre bom relembrar.



Ano novo, vida nova
Mas se a gente não for diferente, tudo vai ser igual
Novas estações, outras emoções
Mas se a gente não for diferente, tudo vai ser igual

Se a gente não viver numa boa
Se ficarmos estressados à toa
Se não nos importamos com as pessoas
Tudo vai ser igual

Se brigar por causa de futebol
E falar palavrão no farol
Se não virmos a beleza do sol
Tudo vai ser igual

Se o amor de Deus não for a diferença
Tudo vai ser igual

Ano novo, vida nova
Mas se a gente não for diferente, tudo vai ser igual
Novas estações, outras emoções
Mas se a gente não for diferente, tudo vai ser igual

Sem valorizar aquele amigo
Se olhar só para o próprio umbigo
Se não se importar com alguém ferido
Tudo vai ser igual

Se a gente não quiser perdoar
Se a mágoa persistir no olhar
Se você não conseguir se casar
Desculpa ai, era só pra rimar
Tudo vai ser igual

Muito amor de Deus aí na tua casa
Vai ser muito legal
Muito amor de Deus
E o teu ano novo vai ser sem igual

Pois sem o amor de Deus
Tudo vai ser igual

Igual

CUIDADO COM CERTAS POSTAGENS

Na manhã de quinta feira (04/01), peguei um engarrafamento devido a um incêndio ocorrido na garagem da Limousine Carioca (Caxias). O ocorrido ao que tudo indica foi devido a uma pane elétrica. O lada positivo é que não houve feridos.
Eu estava pensando sobre o fato e como vi que poucos sabiam do motivo do incêndio, pensei: E se eu tivesse divulgado o acontecimento afirmando que foram terroristas do Estado Islâmico?
Creio que muita gente acreditaria e sairia compartilhando.
Penso assim porque é muito absurdo que compartilham nas redes sociais e em aplicativos como o whatsapp. Felizmente, parece que houve uma redução na divulgação de boatos.
Mas era demais. Parece que é um implicância boba mas na verdade a coisa pode tomar proporções catastróficas. Lembra do caso onde uma mulher foi assassinada com base em um boato sobre magia negra e sacrifício com crianças?
A raiz disso são esses pequenos casos de notícias falsas alarmistas sendo compartilhadas.
Se por um lado a internet é uma ótima ferramenta de acesso a informações, por outro facilita a perpetuação da mentira.
 Então, quando ver certas "notícias" na internet não saia compartilhando. Analise, procure as fontes, questione, pesquise, não se deixe manipular.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/incendio-em-garagem-de-empresa-destroi-pelo-menos-tres-onibus-no-rj.ghtml

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/05/mulher-espancada-apos-boatos-em-rede-social-morre-em-guaruja-sp.html


quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

POWER RANGERS NO ESPAÇO E O EVANGELHO



Decidi assistir novamente Power Rangers no Espaço. E de fato, a última temporada da era Zordon é uma das melhores. Tem todos os vilões anteriores reunidos, tem os Psyco Rangers, tem as Tartarugas Ninja, tem certas semelhanças com Star Wars etc.
Mas o mais curioso é que no episódio final é possível traçar paralelos com o Evangelho. Se você for assistir eu deixo aqui um alerta de spoiler, pois falarei sobre a conclusão da série e tentarei resumi-la. .
Tudo começa a partir do final da temporada anterior (Turbo) quando a base antiga dos Rangers na Terra é destruída pela pirata espacial Diva Tox e o Zordon é raptado para ter seus poderes drenados pelo Espectro Negro. Os Rangers então se dirigem para o espaço com a ajuda da agência espacial Nasada (Clara referência a Nasa) e encontram um Ranger espacial vermelho, o Andros. Este, infiltrado entre os vilões no planeta Simariano descobre tudo o que estava acontecendo e que Astronema, a nova vilã fazia o trabalho do Espectro Negro.
Astronema na verdade era Karone, a irmã de Andrews que havia sido raptada quando criança sendo treinada e ensinada que os Rangers haviam destruído sua família.
Depois que Andrews descobre isso e consegue convencer Astronema, ela passa para o lado dos Rangers. Porém, é raptada pelo vilão Ecliptor tendo um biochip implantado que apaga sua memória e ela volta a ser Astronema. Todavia, nessa "segunda fase" ela retorna com o desejo de destruir o Espectro Negro e dominar o Universo sozinha.
O clímax de tudo isso é nos episódios finais, onde a tal grande batalha começa e o Espectro Negro convoca todas as suas forças para dominar o Universo.  Vemos então vemos todos os vilões das temporadas antigas e da então atual: A feiticeira espacial Rita Repulsa com seu esposo Lord Zedd, a pirata Diva Tox, os robôs do Império das Máquinas etc. Cada grupo atacando um planeta diferente. Até que várias naves invadem a terra e os Rangers se dirigem para lá (ou seria para cá? rs).
Depois da destruição do Espectro Negro, Zordon conversa com Astronema tentando convencê-la de desistir do mal agora que o Espectro Negro havia sido destruído. O que causa um certo bug no biochip mas aparentemente não há nenhuma mudança nela.
Andros acha que pode convencê-la e se infiltra em sua nave enquanto os Rangers até então escondidos se revelam na Terra pois Astronema ameaçara destruir o planeta caso eles não se revelassem.
Na nave, ele encontra Zordon que diz que a única solução é mata-lo para que a energia dele salve o Universo. Andrews não consegue e é encontrado por Astronema começando uma batalha onde ela aparentemente termina morta.
Andros então é convencido de que a única forma é destruir a cápsula onde Zordon está e cumpre a ordem de matar Zordon. Assim, a energia emitida se espalha pelo Universo destruindo alguns vilões e transformando outros em humanos.
Astronema sobrevive como Karone e se une aos Rangers.
Zordon se oferece voluntariamente para morrer em prol do Universo. Cristo se ofereceu voluntariamente para morrer em prol da humanidade. A morte de Zordon trouxe de volta o equilíbrio no Universo. A morte de Cristo traz salvação para quem crê e este aguarda Novos Céus e Nova Terra onde haverá o perfeito equilíbrio com ausência total de sofrimento. A morte de Zordon destruiu alguns monstros e transformou outros em humanos. Vemos aqui dois caminhos: Salvação e condenação. O salário do pecado é a morte mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna. Como a morte de Zordon transformou monstros em humanos, a morte de Cristo permite que pecadores sejam transformados em filhos de Deus.
Mas a todos quanto o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus.
Na temporada seguinte (Galáxia Perdida), a antiga Astronema agora restaurada a Karone vira uma Power Ranger. Que assim como Astronema passou de vilã a heroína possamos de pecadores nos tornar cada vez mais semelhantes a Cristo e não mais estar em trevas mas andar na luz.

CHARLATANISMO GOSPEL

                                Resultado de imagem para falsos profetas

Eu tento evitar falar dessas coisas mas é impossível.
Falar de religião é complicado pois as pessoas cismam com essa ideia de que política, religião e futebol não se discute.
Bom, acho que devemos ter liberdade religiosa mas charlatanismo é algo que precisa ser combatido em qualquer religião. 
Aliás, os fatos citados tem a ver com a minha religião. Então...

Vi um vídeo um dia desses onde um suposto pastor fazia uma certa sugestão hipnótica... digo oração, onde ele pedia
para o anjo Gabriel arrebatar duas meninas para o inferno e aí começava o show de horrores. As duas meninas no chão gritando como se estivessem no inferno e em alguns momentos o pastor dava ordens para Gabriel ficar perto delas e elas paravam de gritar. Depois ele dizia que Gabriel sairia de perto e os demônios iam bater nelas. E então, quando dava a ordem, Gabriel supostamente saía de perto e elas continuavam gritando. Teve um momento que ele pedia para que Gabriel levasse elas para o dia do juízo final e depois para o céu. Em um outro vídeo ele fazia a mesma coisa em um culto no lar com um rapaz. 
Teve um momento onde ele dizia que o rapaz estava em cima de uma panela no inferno e Gabriel estava abraçando ele. Até que ele manda Gabriel soltá-lo para ele cair na panela. 
Sou evangélico e já presenciei possessões demoníacas mas essas coisas são apenas mau uso tanto da religião quanto da hipnose. Também já passei por certas experiências que alguns podem até interpretar como heresia (Particularmente, tenho minha interpretação pessoal das mesmas mas não posso transformá-las em doutrina). Na verdade, sendo a hipnose um estado natural da mente humana vejo que ela tem relação tanto com a possessão real quanto com essas manifestações falsas.
Porém, essas coisas fazem com que muitos rejeitem a existência do sobrenatural, a doutrina do inferno, dos anjos etc. 
Como evangélico, não sou obrigado a acreditar nessas bizarrices. Combater isso não faz ser rebelde, espiritualmente frio ou outras coisas semelhantes. Minha regra de fé é a Palavra de Deus. 

Onde já se viu homem dando ordem a anjos? Anjo agora é cachorro? Gabriel arrebatando pessoas ao inferno? Panela no inferno? Todo esse circo é ridículo e revoltante. O cara do vídeo não é conhecido mas o que dizer dos outros charlatães gospéis que estão na mídia e muitos os exaltam como "os ungidões"? 

O que dizer das caveirinhas de plástico da Universal? O testemunho da ex-obreira que por deixar de ser
obreira da Universal engravidou do capeta e nasceu caveirinhas de plástico (Se ainda fosse a Ravena de plástico rs).
E o Edir Macedo pedindo para o suposto demônio imitar o Waldemiro Santiago? A coisa é tão surreal que o tal demônio ainda erra o nome e fala Waldomiro (Fail).
E o vídeo do Formigoni com o demônio arrependido querendo aceitar Jesus?
E o Agenor Duque e a Apóstola Sol fazendo o milagre de Manassés? Brincando de MIB Homens de Preto com a oração que apaga a memória?
Digo sem medo de errar: NADA DISSO TEM A VER COM O EVANGELHO DE CRISTO.
Eu não falo disso como se tivesse "prazer em falar mal dessas igrejas". Falo disso com tristeza ainda que às vezes a coisa se torne digna de ser zoada. 
Todavia, existem pessoas que são alcançadas nestes lugares. Mas não é por Deus aprovar tais práticas, mas que por misericórdia e Graça Ele alcança pessoas que estão lá apesar dos erros da liderança.
São essas coisas que motivam o crescimento dos desigrejados, do ateísmo e do preconceito 
contra os evangélicos.
Aos que fazem parte de tais igrejas que estão lendo isso, oro para que vossos olhos sejam abertos e que procurem igrejas mais sérias. Também oro para que esses caras arrependam-se de deturpar a palavra de Deus e retornem ao Evangelho puro e simples. 
E aos que não são cristãos, saibam que não se deve generalizar com base nessas coisas. Existem igrejas sérias comprometidas com a mensagem de Cristo.
Deus abençoe a todos!


RELIGIÃO, ECUMENISMO E COBELIGERANCIA

                         Resultado de imagem para religião


A polêmica envolvendo Kleber Lucas no terreiro traz à tona o debate envolvendo tolerância, ecumenismo, sincretismo e outros assuntos relacionados.
Sou completamente a favor do Estado Laico, pois Igreja e Estado são instituições diferentes. Não sou relativista, tenho minhas convicções teológicas mas penso que não devo querer impô-las a força aos outros. Logo, deve haver espaço para a liberdade religiosa. Deve haver convivência pacífica entre as religiões.
Sou a favor de debates saudáveis e respeitosos, seja entre membros de vertentes do cristianismo seja entre religiões diferentes. Não creio que todos somos irmãos na fé, pois isso seria relativizar minha cosmovisão. Todavia, penso que todos somos irmãos na humanidade. Todos somos a imagem e semelhança de Deus. Porém, não sou a favor do ecumenismo. Como no caso ocorrido, estava sim ocorrendo um culto aos orixás. 
Não faz sentido um protestante ou um católico participar de tal pois vai contra a ortodoxia cristã. É diferente de quando vemos, por exemplo, debates sobre temas envolvendo religiões em programas televisivos onde são levados representantes de diversas vertentes. Sem querer ferir crenças, mas vejo as religiões de matriz africana mais ligadas ao politeísmo do que ao teísmo cristão. Porém, pensar assim não me dá o direito de agir com preconceito e apoiar atos de violência contra tais pessoas. 
O que levou ao ato polêmico do referido pastor e cantor e da pastora luterana de participar de tal evento foi a ação criminosa de depredação de um terreiro. O que também não faz sentido para o cristianismo. Eu lembro da passagem de Lucas 9:51-56 quando os samaritanos não quiseram receber aos discípulos. Os discípulos perguntaram a Jesus se ele queria que eles orassem para Deus mandar fogo do céu para matar os samaritanos. Jesus de maneira alguma relativizou a atitude dos samaritanos mas repreendeu os discípulos:

"Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia."
Lucas 9:56

Se por um lado Jesus se mostrava conservador quanto a assuntos como salvação, condenação, pecado e santidade, por outro lado andava fazendo o bem a todos e ensinava as pessoas a serem mais humanas. O que pode ser mais humano do que amar ao próximo como a ti mesmo? E o que dizer do amar aos seus inimigos?
Talvez hoje Jesus chocaria tanto liberais quanto fundamentalistas.
E finalmente, Jesus está acima da religião. A religião é importante mas Jesus é maior. 
Mas o que é religião? Pela Bíblia, religião é:

"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." Tiago 1:27
A primeira parte fala de caridade, de fazer o bem ao próximo. Neste sentido, até um ateu que faz caridade pode ser considerado religioso. 
A segunda parte fala de santidade. Por mais que nem todos abracem o conceito cristão de santidade todos temos o sentido de certo e errado. Todos sabemos que o certo precisa ser feito e o errado evitado. Todos possuímos o "senso de divindade" e a Graça comum. Neste contexto 
surge o conceito protestante de cobeligerancia. 

Antonio C. Costa nos mostra a diferença entre cobeligerancia e ecumenismo:

“Outro risco grave é falta de uma interação da igreja com o restante da sociedade no combate aos males sociais que afligem a todos. Percebe-se uma atitude anti-séptica por parte de igreja quando se trata de se juntar a um não-crente visando a obtenção de uma conquista social qualquer. 
A igreja confunde muitas vezes cobeligerância com ecumenismo. A Bíblia aprova o primeiro e condena o segundo. Este é sempre danoso e irracional.  Leva a igreja a menosprezar o que Cristo fez na cruz, ao dizer que o homem pode chegar ao céu pelos seus próprios méritos.
Falando a partir do ponto de vista intelectual, um absurdo, pois duas religiões que ensinam coisas diametralmente opostas podem ambas estar erradas, mas jamais certas ao mesmo tempo. Já o princípio da cobeligerância é bíblico, pois trata-se de cristãos se unindo a não-cristãos na luta por uma causa que lhes é comum (um exemplo disso é a interação do apóstolo Paulo com não-crentes no naufrágio relatado por Lucas em Atos capítulo 27 em diante). 
Ora, há um mundo de coisas que queremos e reivindicamos que não-crentes querem e reivindicam também. Não estamos lidando com marcianos (embora admitamos a diferença entre cristãos e não-cristãos), mas com pessoas que foram criadas à imagem e semelhança de Deus.
O necessário combate travado contra o nazismo na Segunda Grande Guerra, por exemplo, levou para a trincheira crentes e não crentes, que lado a lado enfrentaram um inimigo que lhes era comum.

A igreja deveria estar na vanguarda das lutas sociais em nosso país. Aliás, essa é uma das suas missões, pois será que há outro povo na Terra mais apto a conhecer as intenções de Deus? será que há alguém que deveria se indignar mais do que o crente quando a vida humana é vista como espoliada daquilo que lhe é fundamental para a preservação?
Em muitas ocasiões, esse combate deve conduzir a igreja à união com pessoas que não professam sua fé a fim de enfrentar adversários que ameaçam a todos. Se faltasse água no prédio onde você mora, e um ateu juntamente com um espírita o procurassem para estar na assembléia do condomínio a fim de tratar da questão, você diria para eles – “vão embora, vocês não professam minha fé?”. Você acha que seria sensato um crente se trancar no quarto para tão somente orar pela questão?”


Voltando a religião, as atividades de fazer o bem ao próximo da religião, por exemplo, são importantes mas são incapazes de gerar salvação. Para exemplificar isto, imagine um criminoso no tribunal tentando se justificar dizendo que não pode ser punido por seus crimes por praticar obras de caridade. Isso não faz sentido, não é verdade?

Da mesma forma, nossas boas obras são incapazes de nos justificar perante Deus. Mas Cristo é suficiente, Ele é capaz. Por isso digo que Ele está acima da religião. O lado espiritual das religiões mostra os homens tentando se religar com o divino. O evangelho mostra Deus indo em busca do homem
perdido. Deus é o próprio ponto de partida, Ele quem enviou Cristo para morrer por nós pecadores. Quem crer será salvo.

"Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo homem."
1 Timóteo 2:5




BIBLIA, CIÊNCIA, ADÃO E EVA


                   Imagem relacionada


Crer na historicidade de Adão e Eva devido a sua importância teológica não implica necessariamente em ser fixista ou acreditar em uma idade jovem para a Terra e o Universo. 
                Usar a expressão "cada ser segundo a sua espécie" para defender o fixismo não faz sentido assim como usar Levítico para dizer que o morcego é uma ave. Isso é uma questão de linguagem. Não faz sentido exigir da Bíblia linguagem científica moderna. Já vi alguns irmãos chegarem ao extremo de dizer que dinossauros não existiram porque não existe a palavra dinossauro na Bíblia. Ora, como o texto sagrado iria utilizar tal palavra que só foi criada por volta de 1841 por Richard Owen?
                Voltando a Adão e Eva, creio que a teoria teológica mais plausível seja o criacionismo progressivo que considera que, na história do Universo, o Criador utilizou tanto a criação especial quanto conduziu a evolução e que os dias de Gênesis na verdade foram longos períodos de tempo.
                Teologicamente falando, o mais importante dos primeiros capítulos de Gênesis é revelar Deus como Criador não explicar detalhadamente todos os eventos ocorridos em tal processo. Cientificamente falando, não posso considerar tal visão como científica pois trata do que está além daquilo que a ciência pode verificar estando mais ligada a Filosofia e a Teologia. A ciência não pode dizer nem que Deus existe nem que Deus não existe. Este assunto está nas áreas já citadas anteriormente. 
                Na minha opinião pessoal, a existência de Deus é a verdade mais óbvia e necessária. Se não me falha a memória foi Lutero quem, de forma brilhante, disse que não há conflito real entre ciência e teologia pois ambas atuam em campos diferentes. Penso que é por aí. Como gosto tanto de teologia quanto de ciência, aprendo com ambas as partes tendo o cuidado de não ferir nenhum ponto fundamental da fé cristã nem rejeitar a ciência.
Meu pressuposto nesta questão é que toda verdade é verdade de Deus, seja ela conhecida por meio da revelação bíblica ou por meio do método científico.

Obs: A expressão "Toda verdade é verdade de Deus" não é originalmente minha. Aprendi com Agostinho de Hipona.