Mais um modismo neopentecostal: O milagre de Manassés. Do que se trata? O indivíduo que aparece na igreja buscando libertação é levado ao púlpito (ou seria palco?).
O pastor (ou será mágico?) faz um ABACADABRA e a pessoa supostamente esquece do seu vício ou de seus sofrimentos passados. Em alguns casos, cigarros ou até mesmo drogas ilícitas são levadas e o indivíduo é convidado a usar. No caso do cigarro, eles fumam antes de receberem a tal oração forte. Como sinal da tal libertação, o sujeito recusa.
Em outros casos, são feitas várias perguntas relacionadas ao motivo da busca pela libertação e a pessoa demonstra esquecer de tudo. Um exemplo foi um rapaz dizendo querer ser liberto do homossexualismo. Depois de "Respire fundo. Faça silêncio. Faz ele esquecer. Um, dois, três MANASSÉEEEEEEEES..." O jovem é interrogado sobre sua sexualidade e responde: Eu? Gay? Tá maluco?
Outro caso foi uma senhora fumante que depois dizia nunca ter fumado em sua vida.
Isso é claramente uma técnica de hipnose. Um truque psicológico que não liberta de verdade. Pior que não são profissionais de nenhuma área relacionada a mente e isso é perigoso. Enquanto alguns casos parecem serem encenações baratas.
Isso não é o Evangelho. O que estão fazendo com o evangelho de Cristo? Isso é triste, assustador e revoltante. E ver a igreja indo ao delírio com tais resultados e outros dizerem: A igreja tal está com um trabalho de libertação que é uma bênção. Bênção? Está mais para uma maldição. Um tumor que precisa ser expelido de nosso meio.
Alguém pode dizer: Não julgueis. O que importa é que eles estão ganhando almas.
Primeiro que quem convence é o Espirito Santo. Deus é soberano e faz da forma que ele quiser. Se Deus agir na vida de alguém nesse meio por misericórdia a pessoa, em nada irá anular a responsabilidade do ministro que está pregando um falso evangelho.
Outro alguém pode dizer: Apenas ore, isso é ele com Deus.
Vai dizer isso para Paulo:
"E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós" (1 Coríntios 11:19).
Mas e Manassés? Deus não fez uma lavagem cerebral em José?
Claro que não. Se Gênesis 41:51 significa literalmente que "Deus fez José esquecer de todo trabalho e de toda a casa de seu pai" no sentido de ter tido um efeito parecido com o causado pelos neuralizadores dos M.I.B homens de preto, a continuidade da história ficaria contraditória. Como José reconheceria seus irmãos e seu pai nos capítulos seguintes?
Encerro minhas palavras aqui deixando duas passagens bíblicas:
"Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios." (1 Timóteo 4:1)
"Acautelai-vos quanto aos falsos profetas. Eles se aproximam de vós disfarçados de ovelhas, mas no seu íntimo são como lobos devoradores." (Mateus 7:15)
Nenhum comentário:
Postar um comentário