quinta-feira, 22 de setembro de 2016

SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO



Eu levei um susto quando vi essa imagem. Pensei: Que absurdo! Como assim excluir filosofia, artes, sociologia e educação física?
Mas, na própria matéria postada fica claro que as coisas não são bem assim.

"A proposta define uma Base Nacional Comum no 1º ano e currículo vocacionado no 2º e 3º ano do ensino médio. Apenas o ensino da língua portuguesa e de matemática será obrigatório em todos os anos.
A partir do 2º ano do ensino médio o estudante terá autonomia para escolher uma área para aprofundar os estudos, entre cinco opções: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Ensino Técnico Profissional. Até esse ano, o ensino médio tinha 13 disciplinas obrigatórias.

Exclusão de disciplinas
O texto da MP exclui as disciplinas de Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia da grade obrigatória do ensino médio. Essas disciplinas passam a ser opcionais no ensino médio. Artes e Educação Física continuam obrigatórias no ensino infantil e fundamental. Já a disciplina de Inglês passa a ser obrigatória a partir do sexto ano do ensino fundamental.
Justificativas"

Está bem nítido que a exclusão de certas disciplinas como obrigatórias são no segundo ano do ensino médio, o que eu vejo como positivo pois os alunos poderão se dedicar melhor a disciplinas relacionadas ao seu interesse tornando a formação técnica mais sólida e a aprendizagem bem mais prazerosa.
Neste ponto, vejo a proposta como positiva.
Mas no quesito educação integral eu já tenho resistência pois a vida do aluno não está limitada a escola. Além do mais, como ficariam os estágios e visitas técnicas que são importantíssimas no ensino médio-técnico e que geralmente ocorrem fora do horário de aula?
Um outro problema é que aparenta não ter havido debate com alunos e professores.
Há muitos pontos a se pensar.

Conclusão: A proposta contém pontos positivos e negativos que devem ser analisados. Professores, alunos e outros envolvidos devem ser consultados.
Sobre a questão de disciplinas optativas relacionadas a área de interesse do aluno, sou a favor.  

Matérias citadas: http://brasilescola.uol.com.br/noticias/novo-ensino-medio-aprovado-aumento-carga-horaria-exclusao-disciplinas/3123080.html

http://g1.globo.com/educacao/noticia/temer-apresenta-medida-provisoria-da-reforma-do-ensino-medio-veja-destaques.ghtml